M L

15.04.2013

João Soares da Silva comenta investimento chinês em Portugal

A revista China Business Law Journal  publica, na edição de Março, o artigo “Old world, smart money” onde analisa o investimento chinês na europa ocidental e a forma como este tem vindo a mudar nos últimos anos. O investidor chinês tem vindo a alargar o âmbito do seu investimento a outros sectores e demonstrado um conhecimento mais profundo dos mercados onde investe. É este o novo perfil do investidor chinês.

No caso português, a dívida pública é encarada como uma oportunidade para os investidores chineses. O sócio da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva, João Soares da Silva, comenta que “temos razões para acreditar que as empresas chinesas, bem como os bancos, estão também interessados em áreas como o comércio, finanças, construção e turismo, entre outras”.

De recordar que a Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva acompanhou de perto aquele que foi o maior investimento efectuado por uma empresa chinesa num país europeu e a maior privatização de uma empresa Portuguesa, quando em 2012 assessorou a EDP no seu processo de privatização, no qual a China Three Gorges adquiriu 21.35% da EDP.