Home | English Version
home | equipa | advogados | catarina monteiro pires

Catarina Monteiro Pires

Catarina Monteiro Pires colabora com a Sociedade desde 2004. Integra a equipa de contencioso e arbitragem, tendo integrado previamente a equipa de comercial e societário. Atua em diversas áreas do Direito Civil e Comercial, em assuntos de carácter contencioso, judicial e arbitral, acompanhando ainda clientes, nacionais e estrangeiros, em matérias pré-litigiosas.

Em 2009, colaborou como Advogada destacada na sociedade de advogados alemã Hengeler Mueller (Düsseldorf). Tem experiência relevante em projetos de acompanhamento de clientes, nacionais e estrangeiros, em transações de venda e de compra de empresas, na negociação de contratos comerciais internacionais, bem como na composição de acordos em matérias de reestruturação de empresas e de governo societário e em negócios de parceria estratégica.

Desde 2008 (salvo o período em que foi bolseira de investigação internacional), tem colaborado com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, nas áreas de Direito das Obrigações/Direito Comercial/Direito dos Contratos/Direitos Reais. Anteriormente foi docente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (ciências jurídico-económicas).

 

Áreas de Atividade

Comercial e Societário (Direito Comercial, Fusões, Aquisições e Parcerias), Contencioso e Arbitragem.

Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2000). Pós-Graduação em Direito Bancário (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2002). Mestrado em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2007). Módulos em Oil and Gas Law (Aberdeen, 2008). Prepara dissertação de doutoramento (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa). Bolseira de investigação internacional da FCT (Portugal/Alemanha, 2011-2013).

Associações Profissionais

Ordem dos Advogados (inscrita desde 2003). Membro do European Law Institut e da Associação Luso-Alemã de Juristas. Hengeler Mueller Alumni. Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. «Verein der Freunde des Hamburger Max-Planck-Instituts für auslandisches und internationales Privatrecht».

Línguas

Português, Inglês, Alemão e Francês.

Publicações »

Notícias »

LEXMUNDI