English Version

Ricardo Andrade Amaro colabora com a Sociedade desde 2002. Integra a equipa de comercial e societário e mercado de capitais.
É um advogado com grande experiência na área de direito societário e dos valores mobiliários, bem como na área do direito da energia.

Na área do direito societário tem participado em diversas operações de fusão, aquisição e venda de sociedades, em representação de clientes nacionais e internacionais. Na área do direito dos valores mobiliários participou ativamente na assessoria jurídica da primeira e única operação de titularização de créditos tributários realizada em Portugal e na estruturação da primeira operação de titularização sintética realizada em Portugal, ambas as operações concluídas em 2004. Também participou ativamente na estruturação de diversas ofertas públicas iniciais de ações, durante os anos de 2007 e 2008, incluindo a maior oferta pública inicial de ações alguma vez realizada em Portugal e a maior da Europa no ano de 2008. Em 2009 prestou assessoria jurídica na estruturação do primeiro fundo de capital de risco em Portugal dedicado exclusivamente à recuperação de sociedades (turn-around fund) e que é simultaneamente o maior fundo do capital de risco português. Presta regularmente assessoria jurídica em operações de titularização de créditos hipotecários, ao consumo e de médias e pequenas empresas, na estruturação e acompanhamento regulatório de diversos fundos de capital de risco e na estruturação de diversas ofertas de instrumentos representativos de dívida nos mercados internacionais (EMTN).

Na área do direito da energia esteve ativamente envolvido no processo de reorganização do sector energético nacional, em 2003 e 2004. Prestou recentemente assessoria jurídica na estruturação das duas únicas operações de titularização do direito ao recebimento de montantes emergentes de ajustamentos tarifários realizadas em Portugal, transações concluídas no primeiro e no último trimestre de 2009. Presta regularmente assessoria jurídica em matérias de direito regulatório relacionadas com o sector elétrico nacional

 

Áreas de Atividade

Comercial e Societário, Mercado de Capitais.

Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2002). Pós-Graduação em Práticas Empresariais (Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, 2004).

Associações Profissionais

Ordem dos Advogados (inscrito desde 2004), Instituto de Valores Mobiliários (inscrito desde 2004).

Línguas

Português, Inglês, Francês, Espanhol e Alemão.

Prémios e Nomeações »

Publicações »

Newsletters »

Notícias »

Imprensa »

Agenda »

LEXMUNDI