Home | English Version
home | equipa | sócios | luís miguel monteiro

Luís Miguel Monteiro

Luís Miguel Monteiro colabora com a Sociedade desde 2000, sendo sócio desde 2006. Coordena a equipa de trabalho e segurança social.

Antes de ingressar nesta Sociedade, advogou em direito civil, direito do trabalho e direito comercial, em sociedade de advogados própria. Como membro da Sociedade, participou em diversos processos de reestruturação empresarial e de despedimento coletivo, prestando ainda consultadoria em matérias laborais e da segurança social. Assegura o patrocínio de diversas empresas em contencioso laboral e previdencial.

Foi Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa entre 1988 e 2001 e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa entre 2003 e 2006. É Docente de vários cursos de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social, organizados pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, pela Escola de Direito da Universidade Católica do Porto e pelo Instituto Superior de Línguas e Administração.

Participou nos trabalhos de elaboração do Código do Trabalho, no âmbito do Grupo de Trabalho criado pelo XV Governo Constitucional.

Luís Miguel Monteiro é autor de vários artigos nas áreas do direito civil, bancário e do trabalho e conferencista em diversos seminários e congressos. Coautor dos livros "Código do Trabalho Anotado" (9 edições, entre 2003 e 2013) e "Código do Trabalho – Três Anos de Jurisprudência Comentada" (2007).

 

Áreas de Atividade

Trabalho e Segurança Social (Contencioso Laboral, Direito do Trabalho, Segurança Social e Pensões).

Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 1988). Mestrado em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 1995).

Advogado Especialista em Direito do Trabalho (título conferido pela Ordem dos Advogados em 2004).

Associações Profissionais

Ordem dos Advogados (inscrito desde 1990).

Línguas

Português, Inglês e Francês.

Prémios e Nomeações »

Publicações »

Newsletters »

Notícias »

Imprensa »

Agenda »

LEXMUNDI