English Version
home | equipa | sócios | antónio pinto leite

António Pinto Leite

António Pinto Leite coordena o departamento de contencioso e arbitragem (o qual inclui as áreas de contencioso civil, comercial, propriedade industrial, criminal, laboral, farmacêutico e arbitragem). Cocoordenador da equipa de propriedade intelectual.

Intervém em arbitragens internacionais em que a Sociedade participa, nomeadamente organizadas sob a égide da Câmara Internacional de Comércio. Intervém também como árbitro e é membro do Comité Português da Câmara de Comércio Internacional (CCI).

Coordenador, com José Miguel Júdice, dos “Encontros Internacionais de Arbitragem de Coimbra”.

Foi docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa e, entre 1985 e 1993, Presidente da Escola Superior de Comunicação Social, instituição pública do ensino superior. Docente nos cursos de Pós-Graduação em Arbitragem na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

É Presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), bem como membro do Conselho Superior de Magistratura eleito pela Assembleia da República. “Guest Speaker” no “The Lisbon MBA”.

Copresidente do Conselho de Administração da Sociedade entre 2004 e 2012.


 

Áreas de Atividade

Contencioso e Arbitragem (Arbitragem e outros Meios Alternativos de Resolução de Litígios, Arbitragem Internacional, Contencioso Civil e Comercial, Sucessões), Propriedade Intelectual (Propriedade Industrial).

Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 1979). Harvard Business School – Leading Professional Service Firms Program (2005). Estudos de Pós-Graduação em Direito Industrial (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2006).

Associações Profissionais

Ordem de Advogados (inscrito desde 1982). Associação Portuguesa de Arbitragem. CBar – Comité Brasileiro de Arbitragem. Comité Português da Câmara de Comércio Internacional (CCI).

Línguas

Português, Inglês, Francês e Espanhol.

Prémios e Nomeações »

Publicações »

Newsletters »

Notícias »

Imprensa »

LEXMUNDI