M L

11.01.2021

Morais Leitão assessora a operação vencedora do prémio Deal of the Year do PFI

A revista Project Finance International (PFI) reconheceu, na edição de 2020 dos PFI Awards, a aquisição da Brisa como Europe M&A Deal of the Year, consolidando, como Top 10 Deal in Europe, a aquisição do maior operador português da portagem rodoviária.

A Morais Leitão assessorou, juntamente com a Freshfields e com a Latham and Watkins, o consórcio que inclui a APG Asset Management N.V., o Serviço Nacional de Pensões da República da Coreia (NPS) e a Swiss Life Asset Managers (SLAM) na compra ao Grupo José de Mello e ao Arcus European Infrastructure Fund 1 LP, gerido pela Arcus European Investment Manager LLP, de dois blocos acionistas que representam um total de 81,1% da participação maioritária da Brisa.

Esta foi uma das maiores operações de investimento estrangeiro em Portugal dos últimos anos, realizada sob um processo de licitação bastante competitivo, atraindo o interesse de vários investidores. É particularmente relevante o facto de ter sido formalizada e anunciada no atual contexto económico, de forte incerteza.

Para Tomás Vaz Pinto, coordenador do departamento de Corporate M&A da Morais Leitão, “este foi um processo longo e complexo por termos três compradores de jurisdições diferentes, e que exigiu uma grande coordenação das nossas equipas. Acresce que o período complicado que vivemos com a COVID-19 exigiu um esforço extra para que tudo decorresse dentro dos parâmetros esperados por todos os envolvidos”.

A equipa da Morais Leitão foi composta por Tomás Vaz Pinto, Diana Ribeiro Duarte, Rute Carvalho da Silva e Lourenço Limão Oliveira (Corporate M&A), Margarida Olazabal Cabral (Direito Público), Filipe Lowndes Marques, Filipa Morais Alçada e Duarte Veríssimo Reis (Bancário e Financeiro), e Luís do Nascimento Ferreira, Pedro de Gouveia e Melo e Dzhamil Oda (Concorrência).