M L

Tiago da Costa Andrade

Associado

Tiago da Costa Andrade colabora com a Sociedade desde setembro de 2018. Integra o departamento de criminal, contraordenacional e compliance. Previamente, enquanto estagiário, integrou, além da equipa de criminal, contraordenacional e compliance, a equipa de societário, comercial, M&A e mercado de capitais e o departamento de contencioso civil e arbitragem.

Presta assessoria em temas de direito penal patrimonial e económico-financeiro português, europeu e internacional, incluindo sobre fraude, corrupção, branqueamento de capitais e cooperação judiciária internacional em matéria penal. Colabora frequentemente em processos sancionatórios relativos a matérias de direito bancário, dos mercados financeiros, de auditoria e laborais.

Foi Assistente Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, integrando a Secção de Ciências Jurídico-Criminais, onde lecionou Direito Penal. Anteriormente, foi Adjunto de Ensino, tendo colaborado na cadeira de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

É autor de uma monografia sobre o crime de burla e de vários artigos publicados nas áreas do direito e processo criminal e contraordenacional, intervindo em colóquios e conferências internacionais como orador convidado sobre aqueles temas.
 
 
 
Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2016). Mestrado em Ciências Jurídico-Criminais (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2018). Curso de Especialização em Compliance e Direito Criminal (Instituto de Direito Penal Económico e Europeu, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2016). Frequência do XXI Curso de Especialização em Direito Penal Económico Internacional e Europeu (Instituto de Direito Penal Económico e Europeu, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2018).

Línguas

Português, Inglês, Espanhol, Francês e Alemão.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrito desde 2021). Association International de Droit Pénal (young penalist). ECBA – European Criminal Bar Association. Forum Penal – Associação de Advogados Penalistas. JALP – Associação Internacional de Jovens Advogados de Língua Portuguesa (membro comissão de direito penal e processual penal). ALUMNI – Associação dos Antigos Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Tiago da Costa Andrade