M L

João Lima Cluny

Advogado Sénior

João Lima Cluny colabora com a Morais Leitão desde 2007, integrando o departamento de criminal e compliance da Sociedade.

A sua atividade centra-se na área do contencioso penal e contraordenacional, em especial através do acompanhamento de clientes no domínio económico-financeiro. Tem acompanhado os mais relevantes processos judiciais em Portugal, com vasta experiência em Tribunal, e enfoque em crimes empresariais. 

Tem colaborado também nos sectores do desporto, da energia, da concorrência, do ambiente, laboral, fiscal, bancário, dos mercadores financeiros e da comunicação social, seja no que respeita a aspetos sancionatórios, seja, desenvolvendo, igualmente, a vertente preventiva (compliance e investigações internas), nomeadamente no que diz respeito aos deveres de prevenção da corrupção e do branqueamento de capitais e enforcement regulatório.

Integra, igualmente, as equipas de arbitragem, de desporto e entretenimento e de infraestruturas.

É árbitro e mediador do Tribunal Arbitral do Desporto de Portugal.

É membro do órgão de primeira instância do licenciamento de clubes da Federação Portuguesa de Futebol para participação nas provas da UEFA, vogal do júri de certificação do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de competências profissionais dos treinadores de Futebol, nomeado pela Federação Portuguesa de Futebol, e membro da Comissão de Licenciamento de Clubes para Competições da mesma Federação. Foi, ainda, presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Bridge.

No meio académico, é Mestre em Ciências Jurídicas Forenses pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e, desde 2014, Professor Convidado na mesma Faculdade. Participa regularmente em seminários e conferências sobre temáticas relacionadas com o direito penal e processual penal, a arbitragem e o direito do desporto, tendo múltiplos artigos publicados sobre as áreas referidas.
 
Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, 2007). Formação Específica de Elite – Direito Desportivo – Especialidade Futebol (Quest - Soluções para o Desporto, 2009). Mestrado em Ciências Jurídicas Forenses (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, 2012). Curso avançado sobre Proteção de Dados (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2013). Frequência de Pós-Graduação sobre Prova Digital em Processo Penal (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2019).

Línguas

Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrito desde 2010). Associação Portuguesa de Direito Desportivo (desde 2009). Fórum Penal — Associação de Advogados Penalistas (desde 2016).

Contacto

Quer entrar em contacto com algum dos nossos advogados?

Clique Aqui
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.