M L

Catarina Monteiro Pires

Sócia

Catarina Monteiro Pires colabora com a Sociedade desde 2004, sendo sócia desde 2017. Concentra a sua atividade em arbitragem, nacional e internacional, e em contencioso comercial complexo, representando clientes, nacionais e internacionais. É ainda jurisconsulta. Com experiência prática nos domínios de sociedades comerciais, contratos comerciais e direito bancário e financeiro, dedica também a sua atividade à elaboração de pareceres jurídicos nestas matérias.

É sócia coordenadora da German Desk.

Em 2009, foi Advogada destacada (em secondment) na sociedade de Advogados alemã Hengeler Mueller, em Düsseldorf.

É Doutora em Direito e Professora Auxiliar da Faculdade de Direito de Lisboa, onde ensina várias disciplinas de Direito Privado. Intervém regularmente em conferências e pós-graduações, é investigadora e membro do Centro de Investigação de Direito Privado, co-coordenou a I e a II Pós-Graduação Avançada em Contencioso Comercial. Participa em vários projetos no âmbito do CIDP, nas áreas de resolução de litígios, direito bancário e direito comercial.

É autora das monografias Impossibilidade da Prestação, Almedina, 2017 e Alienação em Garantia, Almedina, 2007. É ainda autora de diversos artigos nas áreas de direito contratual, direito comercial e direito bancário.

O seu site académico pode ser consultado aqui

Formação Académica

Doutoramento em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2016). Mestrado em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2007). Curso Avançado em Direito Bancário (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2002). Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2001).

Línguas

Português, Inglês, Alemão e Francês.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrita desde 2003). Associação Portuguesa de Arbitragem. Deutsche Institution für Schiedsgerichtsbarkeit. Hengeler Mueller Alumni. Vogal do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Direito Intelectual.

Áreas & Setores

Artigos Relacionados

Contacto

Quer entrar em contacto com algum dos nossos advogados?

Clique Aqui
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.