M L

Tiago Geraldo

Sócio

Tiago Geraldo colabora com a Morais Leitão desde 2008, sendo sócio desde 2023. Integra o departamento de criminal, contraordenacional e compliance da Sociedade.

A sua atividade centra-se na área do contencioso penal e contraordenacional, sobretudo no domínio económico-financeiro.

Colabora ainda nas áreas de direito da concorrência, direito societário, direito laboral e direito fiscal, relativamente a aspetos sancionatórios.

Paralelamente, presta assessoria a clientes empresariais e individuais em matérias relacionadas com questões e processos de fit and proper e controlo de idoneidade individual e coletiva, nas perspetivas interna e externa de avaliação e reavaliação, e também com questões de compliance, com especial incidência nos deveres de prevenção de branqueamento, e enforcement regulatório, designadamente nos setores bancário, dos mercados financeiros, da auditoria, da energia, das telecomunicações e da comunicação social.

Tiago Geraldo participa recorrentemente em conferências e cursos de pós-graduação sobre temas de direito e processo penal, direito contraordenacional e compliance, sendo autor de vários artigos nesse mesmo âmbito.

Além disso, é docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde leciona Direito Penal, sendo ainda investigador no Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais (CIDPCC) e associado fundador do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais (IDPCC).

É membro do Conselho Superior do Ministério Público desde outubro de 2021, designado pela Ministra da Justiça.

"recommended."

Legal 500
Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2008). 

Línguas

Português, Inglês e Espanhol.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrito desde 2012). Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (associado fundador). Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais (Investigador). Fórum Penal (membro desde 2013).

Tiago Geraldo