M L

Highlights ML Digital Clusters

A adoção de ferramentas e sistemas de inteligência artificial tem crescido significativamente, e assim continuará, fruto do lançamento quase contínuo de novas soluções. Perante a crescente democratização do acesso e do recurso e utilização de soluções de inteligência artificial, importa à equipa da Morais Leitão acompanhar os clientes na exploração das oportunidades, vantagens e ganhos que esta pode aportar a praticamente todos os setores de negócio, acompanhando simultaneamente as empresas e os cidadãos na preparação de respostas aos desafios suscitados também pelos novos enquadramentos normativos, de exigência crescente.

Inteligência artificial,
centrada no humano.

Inteligência artificial,<br />
centrada no humano.

Para as organizações que trabalham ou desenvolvem soluções de inteligência artificial, devem ser cuidadosamente ponderadas todas as questões que daí podem surgir, preparando os aspetos regulatórios implicados, que vão desde a proteção de dados a questões comerciais, laborais, de propriedade intelectual, de concorrência e, hoje mais do que nunca, também éticas, salvaguardando os direitos fundamentais, em conformidade com o Direito da União Europeia.

O objetivo da Morais Leitão é ajudar os seus clientes a agir preventivamente e a mitigar potenciais riscos, assessorando no alinhamento dos modelos de negócio e respetivas atividades e estruturas com as novas exigências e obrigações jurídicas. Procuramos, pois, assegurar a utilização da inteligência artificial sempre numa base human centric, sem esquecer, porém, as oportunidades que esta oferece em termos de inovação e de afirmação no mercado. Desde a assessoria internacional em matéria de condução autónoma até à simples implementação de soluções de data analyticschatbots ou de scoring, a Morais Leitão tem já experiência concreta, relevante e multidisciplinar.

Que serviços prestamos na área de IA?

Foi precisamente tendo em conta a sua experiência neste segmento que a Morais Leitão criou o Cluster IA, composto por uma equipa multidisciplinar “one stop shop”, dedicada à investigação jus-científica nacional e europeia. Agregamos conhecimento especializado, inovador, prático e atualizado sobre o enquadramento legal e regulatório em vigor ou ainda em discussão, procurando antecipar e dar resposta às tendências regulatórias futuras e às oportunidades e desafios associados, em permanente diálogo com clientes, parceiros, stakeholders e com a sociedade em geral, assumindo sempre uma perspetiva de partilha e give back.

Conscientes do crescimento acelerado na adoção de ferramentas de inteligência artificial e da necessidade de tomar decisões baseadas em dados, a nossa equipa procura assessorar os nossos clientes a navegar pelas incertezas quanto aos desenvolvimentos legais que a acompanham, sem deixar escapar as oportunidades da inteligência artificial como fator diferenciador.

(Nota: este texto foi escrito por humanos!)