M L

28.07.2023 Economia&Mercado MZ

Artigo de opinião de Diana Ribeiro Duarte e Tiago Arouca Mendes | “ESG – Tendências e Desafios na Diversidade Geográfica”

Diana Ribeiro Duarte e Tiago Arouca Mendes assinam o artigo de opinião “ESG – Tendências e Desafios na Diversidade Geográfica”, publicado na edição de julho de 2023 da revista Economia & Mercado Moçambique.

Os advogados afirmam que «a adopção de políticas ESG pode contribuir para que as empresas atraiam e retenham investidores que estão cada vez à procura de oportunidades em negócios com pegada sustentável».

Esclarecem ainda que «[…] Com o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu a impulsionarem esta agenda, encontra-se em curso um processo legislativo europeu sobre a obrigatoriedade de realização de exercícios de auditoria em matéria de direitos europeus, ambiente e governação às cadeias de valor das empresas, com impacto tanto nas empresas nos Estados-membros da EU como nas empresas de países terceiros que operam na UE.

As agendas ambientais discutidas no âmbito da Conferência das Partes (COP), juntamente com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, são pilares importantes para o desenvolvimento das políticas de ESG. […]»

Aceda ao anexo para ler o artigo na íntegra.