M L

05.04.2024

Artigo de opinião de Rui Patrício | "Ministério e Justiça"

Rui Patrício, sócio da Morais Leitão, assina o artigo “Ministério e Justiça”, publicado no semanário SOL.

O advogado aborda a importância da mentalidade, práticas e atitudes dos operadores do sistema de justiça e da sociedade em geral, incluindo jornalistas e comentadores, no momento da tomada de posse de um novo governo. Também menciona a pressão sobre a ministra da Justiça em resolver problemas na área, apesar de muitos desses desafios não dependerem exclusivamente do ministério. O texto enfatiza a necessidade de enfrentar os problemas de forma realista e destaca a importância de não ceder à pressão por escândalos, pois isso pode impedir a efetiva mudança.

«Estive vários dias fora, e regresso quando o Governo toma posse e se sucedem as habituais listas de tarefas, desafios e problemas e as avaliações e apostas sobre ministros, et cetera. Tudo bem, é costume, não vem mal ao mundo, embora neste momento falte sempre pelo menos uma coisa, que especialmente nos tempos que correm se impõe: olhar para casa pessoa que aceita um cargo num Governo com um misto de perplexidade e de admiração, sobretudo quando se trata de pessoas que têm vida e valor para além de estarem ministros (e neste Governo por exemplo vejo muitos assim). […]
Por muitas razões, chegámos a um tempo em que ser governante não é currículo, é cadastro (e pagaremos caro por isso, não tenhamos ilusões, mas talvez só o venhamos a descobrir um dia de repente, tarde de mais, quando nos distrairmos um bocadinho do circo e da girândola da suspeição e da procura do escândalo). […].

Aceda ao anexo para ler o artigo na íntegra.