M L

10.11.2023 Jornal Económico

João Matos Viana e Tiago Geraldo em comentário ao Jornal Económico

No âmbito do artigo “Advogados propõem ‘Simplex’ da avaliação de quem renova mandatos”, publicado recentemente pelo Jornal Económico, os advogados João Matos Viana e Tiago Geraldo afirmam que «dizem que há dúvidas sobre o tipo e grau de diversidade, de competências e perfis pessoais, nos processos de análise à idoneidade».

O tema foi debatido no dia 24 de outubro, na conferência “fit & proper e a avaliação da idoneidade, promovida pela Morais Leitão promoveu durante a qual se procurou refletir sobre a figura do Mecanismo Único de Supervisão.

«A dupla de juristas afirma que as principais dificuldades que as empresas supervisionadas têm sentido ao gerir a avaliação dos candidatos a funções relevantes prendem-se com a “crescente complexidade dos procedimentos”, portanto acham que seria útil ponderar uma simplificação, em especial nos casos de renovação de mandatos ou até de candidatos já avaliados para outros cargos. Ademais, assinalam que seria útil desenvolver mais as orientações (guidelines) dos reguladores, pois resistem dúvidas sobre o grau de diversidade, de competências e perfis pessoais, durante as avaliações de idoneidade».

Aceda ao anexo para ler o artigo.