M L

18.03.2024

Rui Patrício em entrevista à Advocatus: «Há uma presunção de culpa acrescida nos processos mediáticos»

O sócio Rui Patrício é capa da revista Advocatus do mês de março, numa entrevista onde aborda questões relacionadas com os processos mediáticos. O sócio da Morais Leitão considera que há, por um lado, uma presunção de culpa acrescida e, por outro, muito ruído nos processos mediáticos.

Além disso, Rui Patrício refere a existência de uma dimensão extra processual que precisa de ser trabalhada e enfrentada, que muitas vezes tem implicações processuais.

O advogado responde ainda ao tema muito levantado de se deixar cair a fase de instrução no processo penal «[…] Não, não faz sentido a instrução deixar de existir, em minha opinião. Faz sentido é ser levada a sério, quer na Lei, quer na prática, quer no pensamento coletivo, e não enrolada em proclamações (às vezes intelectualmente terroristas) acerca do alegado excesso de garantias - que é conversa, como se diz no Brasil, para boi dormir. Aliás, acabar com a instrução implicaria modificar bastante o processo, todo ele, nomeadamente a fase de inquérito, porque está tudo ligado e há estruturas globais e equilíbrios a ter em conta.»

Clique aqui para ler a entrevista completa.