M L

22.02.2024 Jornal Económico

Carlos Botelho Moniz em entrevista ao Jornal Económico

Carlos Botelho Moniz, em entrevista ao Jornal Económico, fala sobre os atuais desafios políticos que a União Europeia enfrenta, nomeadamente no fornecimento de mais ajuda financeira e política à Ucrânia, a ascensão de forças populistas e ainda a importância da integração dos imigrantes nos sistemas fiscal, social e económico de Portugal.

Sobre a ajuda da UE à Ucrânia, o advogado considera que «Houve uma tomada de consciência muito grande por parte dos decisores políticos da União Europeia de que a Ucrânia necessita urgentemente de ajuda, mas também de que a Europa tem de estar preparada para pensar que terá de fazer mais.»

No contexto atual, a adesão da Ucrânia à UE «Não parece ser realista e nem será possível integrar o país numa situação de guerra. O arranque do processo de adesão é um incentivo para que também do lado ucraniano se vá avançando com reformas políticas, institucionais e no sistema judicial, cuja independência é preciso assegurar para garantir mecanismos eficazes de controlo de combate à corrupção. Tudo isso vai levar o seu tempo.»

Aceda ao anexo para ler a entrevista.