M L

Filipa Castanheira de Almeida

Associada Principal

Filipa Castanheira de Almeida regressou à Sociedade em 2020, depois de ter iniciado aqui o seu percurso profissional, entre 2014 e 2018. Integra o departamento de contencioso e arbitragem e as equipas de propriedade intelectual e da German Desk – uma equipa interna da Morais Leitão que assegura um acompanhamento personalizado e permanente a clientes oriundos de países germanófonos. 

Filipa tem experiência especialmente relevante na representação de clientes nacionais e internacionais em variados setores de atividade, quer na fase pré-contenciosa, quer em processos judiciais, nas áreas do direito civil e comercial e, ainda, em assuntos relativos a matérias de propriedade intelectual, nomeadamente no setor das patentes farmacêuticas. 

Entre 2018 e 2020, integrou a direção numa empresa do sector linguístico, tendo, igualmente, sido responsável pela sua área jurídica.
 
 
 
Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, 2013). LL.M em Direito Alemão (Ludwig-Maximilians Universität München, 2014). Pós-Graduação em Regulamentação Geral de Proteção de Dados (Católica Faculdade de Direito - Escola de Lisboa, 2018). Curso de Direito Procedimental e Processual da Propriedade Intelectual (ICC Portugal, 2023).

Línguas

Português, Inglês, Alemão e Francês.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrita desde 2017).

Filipa Castanheira de Almeida