M L

Serviços Setores

A nossa equipa de private equity tem uma experiência ímpar no mercado em investimentos e desinvestimentos em private equity e venture capital e na estruturação de veículos de investimento em capital de risco (regulados e não regulados). A equipa cobre todas as etapas de vida dos veículos de investimento e dos respetivos portefólios.

Quer sejam empresas domésticas ou internacionais, de grande ou média dimensão, já estabelecidas ou emergentes, as transações do setor do private equity são lideradas por sócios e sustentadas pela capacidade da sociedade para prestar serviços nas mais variadas áreas de prática, através do envolvimento de advogados especialistas para atender às necessidades de cada transação. Isto permite aos clientes navegar pelas complexidades legais e regulatórias de assuntos tão diversos como questões laborais, controlo de concentrações, estruturação fiscal internacional, financiamento de infraestruturas e licenciamento de propriedade intelectual, e permite ainda o apoio setorial em indústrias altamente reguladas como as da energia, telecomunicações, serviços financeiros, concessões públicas ou serviços de saúde.

Para os nossos clientes, de acordo com o diretório Chambers & Partners, a Sociedade tem uma "equipa líder que é muito forte a todos os níveis" e "oferece uma excelente relação custo-benefício em assuntos complexos". "Estão realmente habituados às práticas locais e compreendem as posições e preocupações dos clientes internacionais", observa uma segunda fonte, indicando ainda que a nossa equipa está sempre apta a "fornecer uma orientação muito clara aos clientes".

Private equity

No mercado de private equity (em sentido estrito), a sociedade tem sido uma presença permanente nas transações mais relevantes de buy-out e expansão, dirigidas a empresas que incluem atividades tão diferentes como hospitais, autoestradas e centrais de energia elétrica. A equipa está focada em adaptar e negociar cuidadosamente os instrumentos jurídicos do investimento e da aquisição, para se adequar à estratégia concreta identificada pelo cliente e para reunir os especialistas necessários para compreender detalhadamente as principais características dos ativos do potencial investimento e outros constrangimentos processuais da transação (em especial, procedimentos de insolvência e ofertas de aquisição).

Venture capital

No venture capital, a Team Genesis tem uma experiência única nos ecossistemas de start-up e scale-up, onde trabalhamos ao lado de alguns dos mais entusiasmantes e inovadores projetos de base tecnológica (incluindo fintech) e em ciências da vida (life sciences), não só nos principais momentos transacionais, mas também numa base recorrente em aspetos fundamentais da vida de empresas emergentes (como planos de incentivos ou assessoria regulatória relativa a modelos de negócio/novos produtos ou novas features, em uma ou várias jurisdições em simultâneo). Todas as transações estratégicas do ciclo de vida do investimento são cobertas, nomeadamente a captação de investimento (instrumentos convertíveis, rondas preferenciais, venture debt, performance warrants), crescimento (nomeadamente estratégias de expansão internacional e implementação) e desinvestimentos.

Estruturação de veículos de investimento

Na área da estruturação de veículos de investimento em capital de risco, a equipa trabalha estreita e regularmente com gestoras de fundos de várias dimensões e com diferentes estratégias de investimento (por exemplo, buyouts, turnaround, venture investment), na constituição, captação de investimento, governance, acompanhamento regulatório e liquidação de veículos de investimento em capital de risco. Outras questões importantes relacionadas com as principais características operacionais da gestão de fundos são de particular interesse para a equipa, nomeadamente, o combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento de terrorismo, o ESG e os direitos humanos.

É também um fator diferenciador da equipa a sua experiência na estruturação e configuração de esquemas de investimento de capital de risco não regulados (em PMEs, imobiliário, start-ups), tais como joint ventures, estruturas de club deal, acordos de associação em participação (revenue sharing) e instrumentos contratuais atípicos destinados a empresas com uma vertente de social impact.