M L

Diana Ribeiro Duarte

Sócia

Diana é sócia do departamento de corporate onde co-coordena a equipa de Private Equity e é uma das sócias coordenadora da equipa responsável pelos serviços de Sustentabilidade: ESG e Direitos Humanos.

O seu trabalho nestas áreas tem-se centrado, de forma crescente, na assessoria e operações de M&A a investidores do sector do private equity e também players estratégicos, desde os tradicionais buyouts (incluindo take privates) e fundos de infraestruturas, a fundos de pensões, family offices e outros gestores de ativos alternativos, em transações privadas (investimentos e desinvestimentos), joint ventures e aquisições minoritárias. A Diana tem ainda experiência significativa na estruturação e negociação de transações transfronteiriças, bem como na aquisição e alienação de unidades de negócio.

Tem estado também envolvida, tanto no “lado do comprador” como no “lado do vendedor”, em algumas das transações de aquisição mais relevantes (bilaterais ou através de leilões) no mercado português com investidores de private equity e sponsors de outra natureza (individualmente e/ou em club deals).

Na vertente de fund formation, Diana dá resposta a um largo espetro de desafios jurídicos e de negócio que surgem ao longo do ciclo de vida de um fundo (constituição, liquidação ou fusão). Assessora clientes quer sejam sponsors de fundos pela primeira vez até aos grandes gestores de ativos institucionais em diversas tipologias de ativos e áreas de investimento, incluindo fundos buyout, fundos de infraestruturas, fundos de energia, fundos de investimento em mercado secundário e fundos de venture capital

Diana é uma das sócias da equipa que coordena os serviços na área da Sustentabilidade: ESG e Direitos Humanos, liderando o aconselhamento regulatório e estratégico sobre a implementação do Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis e do Regulamento de Taxonomia aos gestores de ativos, desenvolvendo as suas políticas e apoiando-os a ajustarem-se a tempos de constante mudança.

Tem tido um papel ativo e significativo em múltiplos processos de privatização em Portugal. Noutras áreas dos mercados de capitais, tem estado envolvida na estruturação de várias ofertas públicas, desde ofertas públicas iniciais a ofertas públicas de aquisição, aconselhando oferentes e empresas alvo.

Enquanto advogada com reconhecimento no mercado, tem defendido a progressão de carreira das mulheres em igualdade de circunstâncias.

Vencedora em 2021 do IFLR “Europe Rising Star of the Year”, do “Women in Business Law Awards Europe - Corporate Rising Star”, pelo grupo Euromoney e do “Lawyer of the Year - Private Equity” pelo “Iberian Lawyer - Forty under 40 Award”.
 
Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2005). Pós-Graduação em Direito Comercial (Católica Faculdade de Direito - Escola de Lisboa, 2008).

Línguas

Português e Inglês.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrita desde 2008).

Contacto

Quer entrar em contacto com algum dos nossos advogados?

Clique Aqui
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.