M L

Vasco Stilwell d’Andrade

Sócio

Vasco Stilwell d’Andrade colabora com a Morais Leitão desde 2008, sendo sócio desde 2021. É cocoordenador da equipa de propriedade intelectual, bem como cocoordenador da Team Genesis.

A sua atividade profissional centra-se na área da propriedade intelectual, nomeadamente na proteção, licenciamento, transmissão e avaliação de ativos intangíveis, colaborando frequentemente com o grupo de contencioso em assuntos envolvendo marcas, patentes, direitos de autor e segredos comerciais. 

Vasco Stilwell d’Andrade é Agente Oficial da Propriedade Industrial (AOPI) e Mandatário Europeu de Marcas e Desenhos junto do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (IPIUE), e também tem representado clientes perante a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e o Instituto Europeu de Patentes (IEP). 

Antes de ingressar na Morais Leitão, exerceu a profissão de consultor em propriedade intelectual, assessorando diversas sociedades de advogados e escritórios de marcas e patentes. Tendo estagiado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2002, obteve a certificação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e da Fédération Internationale des Conseils en Propriété Industrielle (FICPI). 

O Vasco é autor de várias publicações relativas a temas de propriedade intelectual e exerceu o cargo de Chair da Lex Mundi Intellectual Property Group entre 2019 e 2021. Adicionalmente, exerce, desde 2016, o cargo de vogal na Direção da LES Espanha-Portugal, a associação regional que pertence à Licensing Executives Society International (LESI). Participa recorrentemente em seminários e conferências, lecionando também em mestrados e pós-graduações, predominantemente sobre temas de propriedade intelectual. 
 
Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade Lusíada, 2008). LL.M. em Direito Internacional Público e Propriedade Intelectual (Edinburgh University, 2001). Licenciatura em Relações Internacionais e História Moderna (MA Hons) (St. Andrews University, 2000).

Línguas

Português, Inglês e Espanhol.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrito desde 2012). Membro da LES (Licensing Executives Society), da INTA (International Trademark Association), da AIPPI (International Association for the Protection of Intellectual Property), da ACPI (Associação de Consultores em Propriedade Industrial), inter alia.

Contacto

Quer entrar em contacto com algum dos nossos advogados?

Clique Aqui
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.