Vasco Stilwell d’Andrade colabora com a Morais Leitão desde 2008, sendo sócio desde 2021. É cocoordenador da equipa de propriedade intelectual, bem como cocoordenador da
Team Genesis.
A sua atividade profissional centra-se na área da propriedade intelectual, nomeadamente na proteção, licenciamento, transmissão e avaliação de ativos intangíveis. O Vasco patrocina frequentemente clientes em assuntos contenciosos complexos e de elevado valor envolvendo marcas, patentes, direitos de autor e segredos comerciais. Dentro da área do contencioso de patentes, o Vasco tem muita experiência em litígios de patentes farmacêuticas e a forma como estão interligados com aspetos regulatórios.
Vasco Stilwell d’Andrade é Agente Oficial da Propriedade Industrial (AOPI) e Mandatário Europeu de Marcas e Desenhos junto do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (IPIUE), e também tem representado clientes perante a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e o Instituto Europeu de Patentes (IEP).
Antes de ingressar na Morais Leitão, exerceu a profissão de consultor em propriedade intelectual, assessorando diversas sociedades de advogados e escritórios de marcas e patentes. Tendo estagiado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2002, obteve a certificação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e da Fédération Internationale des Conseils en Propriété Industrielle (FICPI).
O Vasco é autor de várias publicações relativas a temas de propriedade intelectual e exerceu o cargo de
Chair da Lex Mundi
Intellectual Property Group entre 2019 e 2021. Adicionalmente, exerce, desde 2016, o cargo de vogal na Direção da LES Espanha-Portugal, a associação regional que pertence à
Licensing Executives Society International (LESI). Participa recorrentemente em seminários e conferências, lecionando também em mestrados e pós-graduações, predominantemente sobre temas de propriedade intelectual.
Em 2022, ganhou o prémio de Lawyer of the Year – Sport nos Iberian Lawyer IP & TMT Awards.