M L

02.03.2023

José Manuel Galvão Teles (1938-2023)

É com uma imensa tristeza e pesar que a Morais Leitão comunica o falecimento do seu sócio fundador José Manuel Galvão Teles, aos 84 anos.

Advogado há sessenta anos, José Manuel Galvão Teles foi um jovem empenhado na construção e luta ativa pela democracia, um político convicto da importância dos direitos fundamentais e um homem de família, dedicado e afetuoso.

Fundou a Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, fusão dos principais gabinetes de advocacia, tendo contribuído centralmente para uma advocacia empenhada e leal no serviço aos clientes, no quadro e na defesa de um Estado de direito liberal e democrático. Sempre viu a advocacia como uma continuação do seu exercício de cidadania, a par da vida política, social, humana e cultural, tendo sido justamente homenageado com a Medalha de Honra da Ordem dos Advogados em 2010.

A sua experiência na advocacia portuguesa é, em si mesma, uma representação fiel da história político-económica do nosso país: tendo defendido réus acusados de crimes políticos durante o Estado Novo, participou depois em processos internacionais pela paz e contra o Apartheid, consolidando no Portugal democrático uma carreira dedicada às fusões e aquisições, mas também ao contencioso, tendo patrocinado algumas das ações cíveis de maior valor julgadas em tribunais portugueses e, com sucesso, alguns dos mais importantes e mediáticos processos-crime.

José Manuel Galvão Teles foi Membro do Conselho de Estado, Embaixador de Portugal junto das Nações Unidas de 1975 a 1976 – num período fundamental para a negociação da descolonização – e chefe de delegação em importantes missões de natureza política e económico-financeira. Em 2005 foi agraciado pelo Senhor Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, tendo sido muito recentemente, em novembro de 2022, condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.