M L

Mariana Soares David

Advogada Sénior

Mariana Soares David colabora com a Morais Leitão desde 2006, integrando a equipa de contencioso e arbitragem da Sociedade.

Reúne um track record de processos arbitrais e judiciais resolvidos com sucesso através de negociações multipartes de elevada complexidade. 

Ao longo da sua carreira, tem-se especializado na prevenção e resolução de litígios em torno dos setores da produção e distribuição (designadamente relacionados com a negociação e cessação de contratos comerciais, rotulagem e segurança dos produtos, responsabilidade do produtor, direitos do consumidor, comércio eletrónico, cláusulas contratuais gerais e responsabilidade ambiental/ESG). Os seus artigos e publicações sobre contratos de concessão comercial são citados pela jurisprudência.

Recebeu o prémio europeu de Product Liability Lawyer of the Year pela Women in Business Law Awards, em 2020 e 2021. 

Tem ainda experiência acumulada no domínio das ações populares, do agro-negócio, do transporte de mercadorias perigosas, da concorrência desleal e dos contratos de seguros, bem como na resolução de litígios daí emergentes.

Mariana Soares David é também mediadora e advogada master em mediação certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML), e pertence à exclusiva lista de mediadores certificados pelo IMI (International Mediation Institute). Integra ainda a lista de mediadores do Ministério da Justiça, pelo que a sua participação como mediadora atribui força executiva aos acordos celebrados sem necessidade de homologação judicial.

Integra a Task Force de “ADR and Arbitration” da International Chamber of Commerce (ICC), em representação da delegação portuguesa da ICC.

Colabora, desde 2014, com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde é responsável pelo Portal dos Direitos e Deveres (https://www.direitosedeveres.pt/) promovendo regularmente a informação sobre direitos e deveres dos cidadãos.
 
Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, 2006). Curso de Atualização em Arbitragem (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, 2012). Curso de Mediação Comercial & "Mediation Advocacy" (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Laboratório de Resolução Alternativa de Conflitos e Centro Comercial de Arbitragem, 2012).

Línguas

Português, Inglês (CPE), Francês e Espanhol.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrita desde 2009).

Contacto

Quer entrar em contacto com algum dos nossos advogados?

Clique Aqui
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.