André de Sousa Vieira é sócio da equipa de Desenvolvimento e Financiamento de Projetos (Energia, Recursos Naturais e Infraestruturas) desde 2020, sendo atualmente o responsável pelo escritório de Singapura.
É particularmente reconhecido pela assessoria a patrocinadores, financiadores (DFIs, ECAs e bancos comerciais), governos e empresas nas complexidades jurídicas, comerciais e estratégicas de grandes projetos de energia, recursos e infraestruturas. Apoia os clientes em todas as fases do ciclo de vida do desenvolvimento e financiamento de projetos, oferecendo aconselhamento claro e orientado para soluções práticas e comerciais, permitindo-lhes concretizar operações que definem tendências nos mercados internacionais e impulsionam investimentos sustentáveis a longo prazo.
Ao longo da sua carreira, André assessorou projetos emblemáticos e pioneiros na Europa, Américas, Ásia e África, adquirindo uma perspetiva única que combina direito civil e common law. Esta experiência permite-lhe conciliar padrões internacionais com soluções práticas e específicas para cada jurisdição, garantindo resultados sólidos e comercialmente viáveis em operações complexas e transfronteiriças.
Antes de ingressar na Morais Leitão, André passou quase uma década no Worldwide Projects Group da Clifford Chance LLP, em Londres, onde co-liderou as práticas de Portugal e África Lusófona. Foi também docente e investigador em instituições de referência, incluindo a Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), a Universidade Agostinho Neto (Luanda), a Universidade de Barcelona e a Harvard Law School (Cambridge, EUA). É igualmente membro do Bretton Woods Committee (Washington, EUA), colaborando com o Climate and Energy Transition Finance Group.
André está inscrito nas ordens profissionais de advogados de Inglaterra e País de Gales, Portugal, Espanha, Timor-Leste e Singapura (RFL).