M L

André de Sousa Vieira

Sócio

André de Sousa Vieira colabora com a Sociedade desde 2020, enquanto sócio. É corresponsável por uma equipa de bancário e financeiro, integrando o Comité Internacional da Morais Leitão e sendo atualmente responsável pelo escritório de Singapura.

Advogado de direito financeiro, está inscrito nas ordens profissionais de Inglaterra & País de Gales, Portugal e Espanha, tendo integrado entre 2010 e 2020 a Clifford Chance LLP, no escritório de Londres, onde foi membro do Worldwide Projects Group (Energia & Infraestruturas) e do Africa Group, tendo ainda assumido o cargo de corresponsável pela prática e estratégia da Clifford Chance para Portugal e a África Lusófona, sendo também o ponto de contacto de Londres para o mercado LatAm, em colaboração próxima com os escritórios de Nova Iorque, Washington e São Paulo. Em regime de secondment, desempenhou funções na Telefónica S.A. (Madrid) e no Espírito Santo Investment Bank (Lisboa). Iniciou a sua carreira como advogado em Barcelona, Espanha.

André de Sousa Vieira tem-se dedicado com especial atenção aos mercados lusófonos, com fortes ligações às principais praças financeiras internacionais. É particularmente reconhecido na assessoria a projetos de financiamento internacionais ao setor energético, de recursos naturais e de infraestruturas, tendo representado mutuantes (DFIs, ECAs e bancos comerciais), sponsors e governos.

É doutorado em Direito Financeiro Internacional pela Universidade de Barcelona, tendo a tese sido premiada enquanto Ph.D Excellence Award. É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Fez ainda um LL.M. na Faculdade de Direito da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), uma pós-graduação na ESADE Business & Law School (Barcelona, Espanha) e um M.Sc. em Economia Financeira, na Faculdade de Economia da Universidade de Barcelona.

Ao longo dos anos, tem sido professor convidado e investigador em várias instituições, incluindo a Católica Faculdade Direito - Escola de Lisboa, Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola), Faculdade de Direito da Universidade de Barcelona (Barcelona, Espanha) e na Harvard Law School (Cambridge, Massachusetts, USA).

 

"very good practitioner"

Chambers Global
Formação Académica

Licenciatura em Direito na Católica Faculdade de Direito, pós-graduação em Business Law na ESADE Business & Law School, LL.M. na Faculdade de Direito da Universidade Pompeu Fabra, M.Sc. em Financial Economics, na Faculdade de Economia da Universidade de Barcelona. Visiting Researcher (prae-doc) na Harvard Law School. Doutoramento em Direito Financeiro Internacional na Universidade de Barcelona.

Línguas

Português, Inglês e Espanhol .

 

Associações

Ordem dos Advogados de Portugal. Law Society of England & Wales. Illustre Collegi de l'Advocacia de Barcelona. Reial Acadèmia Europea de Doctors. Bretton Woods Committee.

André de Sousa Vieira