M L

António Pinto Leite

Sócio

António Pinto Leite é sócio fundador da Morais Leitão, tendo sido co-presidente do Conselho de Administração da sociedade de 2004 a 2012.

Reúne vasta experiência como advogado e como árbitro em arbitragens nacionais e internacionais, bem como em contenciosos de especial complexidade.

É presidente do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa desde julho de 2019. Previamente, foi presidente da Associação Portuguesa de Arbitragem (2017-2019), membro português da Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (2016-2018) e presidente do Comité Português da Câmara de Comércio Internacional (2014-2016).

Entre 2011 e 2016, foi membro do Conselho Superior da Magistratura, eleito pela Assembleia da República, e presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

No meio académico, foi docente nas Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e da Católica Faculdade de Direito – Escola de Lisboa – e também nos cursos de pós-graduação em arbitragem na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Profere, recorrentemente, conferências nacionais e internacionais na área de direito da arbitragem.

Em 1992, fundou a J. Galvão Teles, Bleck, Pinto Leite e, em 1994, a Morais Leitão, Galvão Teles – ambas na origem da atual Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados.

Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 1979). Harvard Business School – Leading Professional Service Firms Program (2005). Curso de Pós-Graduação em Direito Industrial (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2006).

Línguas

Português e Inglês.

Associações

Ordem de Advogados (inscrito desde 1982). Associação Portuguesa de Arbitragem. CBar – Comité Brasileiro de Arbitragem. Comité Português da Câmara de Comércio Internacional (CCI).

Contacto

Quer entrar em contacto com algum dos nossos advogados?

Clique Aqui
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.