M L

Rui de Oliveira Neves

Sócio

Rui de Oliveira Neves regressou à Sociedade como sócio em 2021, com responsabilidade pela transformação do negócio para disponibilizar, de forma transversal, uma oferta renovada de serviços jurídicos com uma abordagem estratégica e de gestão de risco focada na assessoria de transações, projetos e matérias regulatórias. Acrescenta ainda uma forte ênfase na sustentabilidade, coordenando a área de Sustentabilidade da Sociedade para responder às matérias de ESG e dos direitos humanos.
 
Entre 2013 e 2021, foi Diretor de Assuntos Jurídicos e Governance, Secretário-Geral e desempenhou funções de gestão na Galp. Anteriormente, tinha desenvolvido a sua carreira na Morais Leitão durante 14 anos.
 
Na área de M&A, foi responsável pela condução jurídica de várias das maiores transações na Península Ibérica, em diversos setores, nomeadamente, na energia, nas telecomunicações e nos transportes, destacando-se as aquisições de alguns dos maiores portefólios de ativos renováveis nos Estados Unidos e em Espanha. No mercado de capitais é de realçar a assessoria no IPO de uma das maiores empresas de energias renováveis a nível mundial, na reprivatização da maior empresa de serviços públicos portuguesa, na reprivatização do TSO nacional, em diversas OPAs e em outros processos de IPO e reprivatizações.

Por outro lado, é um dos advogados mais ativos na área do direito da energia, com um percurso transversal a todas as áreas do setor, sendo de salientar a experiência internacional quer ao nível regulatório quer transacional, desde a fileira do petróleo e gás natural, nas vertentes de upstream, midstream e downstream, até à produção, transporte, distribuição e comercialização de eletricidade e gás natural, assim como nas energias renováveis e novas soluções energéticas, nomeadamente hidrogénio, gases renováveis e baterias. 

Docente convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Direito da Universidade Católica.
 
Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 1999). Pós-Graduação em Valores Mobiliários (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2001). Mestrado em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2008).

Línguas

Português, Inglês, Francês e Espanhol.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrito desde 2001). Membro fundador do Governance Lab (2004). Árbitro.

Rui de Oliveira Neves