M L

20.05.2025

Carlos Coelho: “Há risco de apostar no cavalo errado” no investimento em legal tech

Carlos Coelho, sócio e Diretor de Inovação e Conhecimento da Morais Leitão, em comentário ao Jornal de Negócios, refere os desafios enfrentados pelas sociedades de advogados portuguesas no acesso e implementação de soluções tecnológicas. «Fruto da dimensão e da especificidade do mercado nacional, o ecossistema de legal tech em Portugal ainda não é particularmente abrangente», afirmou o responsável.

Embora reconheça o surgimento de «algumas soluções muito interessantes», Carlos Coelho destaca que estas não têm ainda os níveis de «robustez e escalabilidade» observados noutras jurisdições. Por isso, a Morais Leitão tem procurado soluções internacionais, beneficiando «da maturidade, dos níveis de investimento e da experiência acumulada em mercados mais desenvolvidos».

Paralelamente, e perante a constatação de que as soluções de Inteligência artificial «nem sempre estão preparadas para responder aos desafios específicos do nosso mercado», a Morais Leitão tem vindo a desenvolver internamente – ou em parceria – algumas soluções tecnológicas, sempre adaptadas à realidade dos seus clientes.

Sobre o atual momento de evolução tecnológica, Carlos Coelho sublinha o risco de investimento prematuro em soluções pouco sólidas: «Há o risco de se apostar e criar dependência de um ‘cavalo errado’ que não acrescente suficiente valor, desperdiçando recursos humanos e financeiros».

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios.