11.06.2025
David Silva Ramalho participa em conferência europeia sobre criminalidade digital e inteligência artificial no processo penal
David Silva Ramalho, associado coordenador que integra a área de criminal, contraordenacional e compliance da Morais Leitão, será um dos oradores convidados na conferência internacional “Digitalisation and Artificial Intelligence in Criminal Justice – Internet Fundamentals, Digital Investigations and AI”, que terá lugar nos dias 12 e 13 de junho, em Praga.
Organizado pela Academy of European Law (ERA), em parceria com a Ordem dos Advogados da Chéquia, o evento reunirá juízes, magistrados e advogados de vários países europeus para debater os principais desafios jurídicos e tecnológicos da transformação digital no setor da justiça penal.
David Silva Ramalho intervirá em três momentos do seminário. No dia 12 de junho, será orador na sessão “Digital tech as tool to commit crimes”, onde abordará temas como investigações digitais, utilização de tecnologia em atividades ilícitas e combate ao comércio ilegal na darkweb. Dia 13 de junho, será moderador do painel “Presenting evidence in court: e-files, videoconferences and remote trials”, centrado na utilização de provas digitais, julgamento à distância e o impacto da inteligência artificial na avaliação da prova. O nosso advogado participará ainda como orador na conferência “The nexus between artificial intelligence and criminal law”.
Este evento insere-se num projeto europeu cofinanciado pela União Europeia, com o objetivo de capacitar os profissionais da justiça penal para os novos paradigmas digitais. O programa inclui seminários em diversas cidades europeias até 2027 e contempla questões como a utilização de OSINT, videoconferência em julgamentos e a aplicação da nova legislação europeia sobre IA.
Consulte o programa completo no anexo abaixo.