M L

08.03.2023 FundsPeople

Diana Ribeiro Duarte, Pedro Capitão Barbosa e João Serra Baptista escrevem para a FundsPeople

Diana Ribeiro Duarte, Pedro Capitão Barbosa e João Serra Baptista assinam o artigo “Cláusulas Keyman: when the roots are deep, there is no reason to fear the wind”, publicado recentemente na revista digital FundsPeople.

Os autores afirmam: «Em tempos mais recentes, o private equity tem vindo a estabelecer-se enquanto classe de ativos mainstream - e extremamente bem-sucedida a julgar pelos retornos obtidos por muitos dos fundos (ou negócios) ao longo dos últimos anos. Ao refletir sobre os motivos que contribuem para este fenómeno de sucesso, não restam dúvidas de que, para além dos inegáveis fatores de mercado, o desempenho dos fundos de topo depende significativamente do conhecimento e perícia dos seus gestores e, assim, das decisões de investimento e desinvestimento com as quais, não poucas vezes, estes indivíduos são confrontados.

Neste contexto, o conhecimento e a especialização representam frequentemente um elemento determinante na avaliação de uma oportunidade de investimento, especialmente em ativos ilíquidos, tais como participações em empresas não cotadas - não surpreende, então, que, dada a relevância que tais executivos assumem, os investidores procurem garantir que essas pessoas dedicarão uma parte significativa do seu tempo à gestão dos seus investimentos. Por essa razão, tornou-se necessário aos investidores (v.g. titulares de unidades de participação / limited partners, dependendo da estrutura do organismo de investimento) munirem-se de instrumentos que os acautelem contra este risco».

Clique aqui para ler o artigo.