08.07.2025
Nuno Galvão Teles em comentário ao Jornal de Negócios sobre o aumento da atividade jurídica
Nuno Galvão Teles, chairman da Morais Leitão, em comentário ao Jornal de Negócios, destacou que «o primeiro semestre de 2025 ficou marcado por um aumento da atividade em face do período homólogo de 2024, com um número superior de projetos em curso». Este crescimento, segundo o advogado, está diretamente ligado ao contexto de crescente complexidade do enquadramento regulatório, que tem exigido das sociedades de advogados uma resposta mais especializada e multidisciplinar.
Entre as áreas de prática com maior dinamismo, Nuno Galvão Teles aponta o contencioso, em especial a arbitragem internacional, as ações coletivas e os processos de private enforcement, sublinhando que estas matérias «têm vindo a ganhar expressão com a crescente complexidade dos litígios empresariais e com a evolução do quadro regulatório europeu».
No plano transacional, o chairman da Morais Leitão destaca ainda o forte desempenho das áreas de Imobiliário e Energia. O setor imobiliário, refere, «teve um desempenho muito relevante, com operações de M&A de grande escala», enquanto o setor da energia — sobretudo no domínio das renováveis — «manteve-se ativo, com projetos juridicamente exigentes e alinhados com objetivos de sustentabilidade».
Nuno Galvão Teles conclui referindo que «também a atividade de private equity registou um impulso claro, sobretudo de novos investimentos».
Leia o comentário completo aqui.