21.05.2025
Nuno Galvão Teles escreve sobre os desafios e oportunidades da internacionalização da Morais Leitão
Nuno Galvão Teles, presidente do Conselho de Administração da Morais Leitão, partilha, num artigo de opinião publicado na Link to Leaders, a estratégia de internacionalização da Sociedade como um processo sustentado em soluções jurídicas personalizadas, ajustadas às especificidades de cada mercado e cliente. O enfoque está na superação dos modelos uniformizados e na criação de abordagens jurídicas diferenciadoras, especialmente relevantes em mercados emergentes.
A internacionalização tem vindo a ser consolidada ao longo dos últimos 15 anos, com o objetivo de acompanhar os clientes nos seus investimentos além-fronteiras e de responder aos limites naturais do mercado jurídico português. A criação da Morais Leitão Legal Circle — com presença em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Singapura e Timor-Leste — reflete esta ambição, reforçada também pela participação ativa em redes internacionais como a Lex Mundi.
A atuação em várias jurisdições é suportada por equipas mistas, com advogados de diferentes contextos jurídicos, garantindo uma combinação de conhecimento local e coordenação internacional. Esta abordagem permite oferecer uma resposta consistente e integrada aos desafios complexos dos clientes e contribui igualmente para o desenvolvimento interno das equipas, ao proporcionar experiência jurídica em contextos diversificados.
A Morais Leitão afirma-se, assim, como uma sociedade de advogados internacional com sede em Lisboa, apostando numa prática jurídica alinhada com os mais elevados padrões globais, sem abdicar da ligação às suas origens e da valorização do talento português.
Neste contexto, Nuno Galvão Teles resume a identidade do projeto internacional da sociedade sublinhando que se trata de «uma sociedade de advogados internacional com sede em Lisboa», que, com os seus clientes, procura «planear e construir pontes de crescimento, inovação e sucesso em qualquer mercado, mantendo uma ligação firme às nossas origens e valores essenciais, tanto em Portugal como nos mercados internacionais». Uma abordagem que, segundo o presidente, expressa «a marca da internacionalização portuguesa, aberta e simultaneamente com um chão muito próprio, que abraçamos com orgulho.»
Leia o artigo completo no site da Link to Leaders.