M L

Bruno Xavier de Pina

Consultor Internacional

Bruno Xavier de Pina colabora com a Sociedade desde 2021. 

É um profundo especialista do mundo lusófono, em particular dos mercados angolano e cabo-verdiano, com experiência muito relevante em assuntos transfronteiriços. Tem-se dedicado com particular atenção aos setores das telecomunicações, da eletrónica e aviação, do petróleo e gás e da indústria transformadora.  

Bruno Xavier de Pina foi sócio e coordenador do Grupo Internacional Angola (Angola Desk e BCSA, sociedade angolana) na PLMJ, tendo passado também pelas sociedades Raposo Bernardo & Associados, Miranda & Associados e ainda pela Deloitte, como consultor fiscal. 

Advogado desde 2004, especializou-se na assessoria a operações e projetos de investimento estrangeiro e na reorganização de projetos de investimento incluindo assuntos cambiais, contratos e fiscalidade associada.

Bruno Xavier de Pina tem sido distinguido por diretórios internacionais como a Chambers e o IFLR. 
 
Em 2017, foi reconhecido com o prémio “Forty under 40” da Iberian Lawyer, tendo ainda recebido, nessa ocasião, o galardão de Outstanding Achievement.

“Bruno Xavier de Pina is an excellent lawyer. He is solid and very good technically”

Chambers Global
Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2001). Pós-graduação em Fiscalidade - Curso de Gestão Fiscal das Organizações (Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, 2003).

Línguas

Português e Inglês.

Associações

Ordem dos Advogados Portugueses (inscrito desde 2004). Ordem dos Advogados de S. Tomé e Príncipe (2008).

Bruno Xavier de Pina