M L

08.05.2023

5.ª reunião do Conselho de Segurança | A segurança jurídica

Em 2022, o Jornal Expresso - em conjunto com Continente, Galp, Altice, Allianz, Morais Leitão e ACIN - lançou um projeto para avaliar a segurança da nossa sociedade em várias vertentes, juntando experts de diferentes áreas, reunindo stakeholders e influenciando políticas públicas.

A quinta reunião do Conselho de Segurança, dinamizada pela Morais Leitão, contou com a presença dos advogados Rui Patrício, Magda Viçoso, Duarte Santana Lopes e David Silva Ramalho, e ainda com Nuno Serdoura dos Santos (Procurador na Procuradoria-Geral da República - DIAP Regional do Porto) e Ana Ribeiro Marques (Head of Compliance, The Navigator Company).

Rui Patrício esteve responsável pela abertura do primeiro painel de debate dedicado ao tema “A investigação do cibercrime”. David Silva Ramalho juntou-se a Nuno Serdoura dos Santos para falar sobre as tendências do cibercrime e na investigação criminal em ambiente digital, e a prática judiciária neste âmbito.

O segundo painel foi dedicado ao tema “Compliance na empresa: a cultura de prevenção”, no qual Magda Viçoso respondeu às perguntas “Quais os benefícios para a empresa de uma cultura/sistema de compliance robusto" e "Como identificamos e gerimos o seu risco” e Duarte Santana Lopes esclareceu como se pode construir pela dimensão jurídica uma cultura de conformidade e quais os principais riscos associados a práticas non-compliant.

O encontro visou debater a segurança jurídica no meio digital, o cibercrime e os mecanismos legais que podem ajudar a combater e podem ajudar a travar ciberataques.

Clique aqui para saber mais sobre o quinto encontro deste Conselho de Segurança.