M L

18.12.2023 Dinheiro Vivo

Magda Viçoso fala sobre o “advogado moderno” numa entrevista ao Dinheiro Vivo

No âmbito de uma entrevista sobre tecnologia e inovação, a sócia da Morais Leitão, Magda Vicoço, afirma que «o advogado moderno está a torna-se num gestor multifacetado”.

A tecnologia e a inovação não já não são uma novidade no mundo do Direto, mas uma aposta obrigatória. A advogada explica que «[…] quando aliamos o conhecimento jurídico e setorial a abordagens digitais para prestação e entrega de serviços estamos a transformar o setor […]. Adianta ainda que «A inovação tecnológica, com avanços significativos em áreas como a Inteligência Artificial (IA), a blockchain, a big data, e a IOT, transformou radicalmente a maneira como as empresas operam e as pessoas vivem. Essas mudanças trouxeram desafios únicos à regulação. A União Europeia, em resposta a estas questões, tem sido especialmente ativa na proteção de dados pessoas e tem liderado a discussão sobre a regulamentação ética de IA. […].

Quando questionada sobre as “Soluções Inovadoras” que a Morais Leitão está a implementar, esclarece que estas «resultam da nossa [ML] transformação digital. Numa primeira fase, criámos uma equipa de inovação para gerar awareness interno sobre a transição digital e para implementar soluções tecnológicas para uso interno. Alguns advogados, perante desafios complexos dos nossos clientes, decidiram juntar esta equipa na conceção de propostas de serviços jurídicos, apresentando assim aos clientes abordagens colaborativas e digitais. O investimento que fazemos para conhecer o negócio dos nossos clientes levou-nos a criar Soluções Inovadoras, apresentando soluções com apoio em tecnologia para temas recorrentes, que podem ser adotadas à cadeia de valor de cada cliente. […]».

Aceda ao anexo para ler o artigo.