M L

20.11.2023

Morais Leitão anuncia novos sócios

É com orgulho que a Morais Leitão anuncia, na sequência da sua Assembleia Geral, a promoção de três sócios de indústria e um sócio contratado.

Legitimamente reconhecidos pelo seu singular talento e pelas melhores características pessoais, os novos sócios reforçam as áreas de Corporate; Contencioso e Arbitragem; Criminal, Contraordenacional e Compliance; e Direito Administrativo/Urbanismo e Ambiente.

Fábio Castro Russo, Mariana Soares David e Tiago Geraldo são os novos sócios de indústria:

  • Fábio Castro Russo tem particular experiência na assessoria a clientes nacionais e internacionais em operações de fusões e aquisições, contratos comerciais, incluindo joint ventures, e assuntos gerais de direito societário e corporate governance.
    O Fábio tem estado envolvido num vasto número de transações em diversos setores de atividade, nomeadamente engenharia e construção, indústria transformadora, materiais de construção, bebidas e imobiliário. Tem trabalhado em assuntos transfronteiriços, especialmente no contexto ibérico e lusófono, participando frequentemente em transações com dimensão internacional, envolvendo equipas jurídicas de múltiplas jurisdições.
  • Mariana Soares David reúne um track record de processos arbitrais e judiciais resolvidos com sucesso através de negociações multipartes de elevada complexidade. 
    Ao longo da sua carreira, tem-se especializado na prevenção e resolução de litígios em torno da cadeia de valor do produto (designadamente relacionados com a negociação e cessação de contratos de agência, franquia e distribuição comercial, rotulagem e segurança dos produtos, responsabilidade do produtor, direitos do consumidor, comércio eletrónico e cláusulas contratuais gerais) e, bem assim, relacionados com responsabilidade civil ambiental/ESG.
    Tem ainda experiência acumulada no domínio das ações populares, do agro-negócio, do transporte de mercadorias perigosas, da concorrência desleal e dos contratos de seguros, bem como na resolução de litígios daí emergentes.
    A Mariana é também mediadora e advogada master em mediação certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML), e pertence à exclusiva lista de mediadores certificados pelo International Mediation Institute (IMI). Integra ainda a lista de mediadores do Ministério da Justiça.
  • Tiago Geraldo tem desenvolvido a sua atividade profissional essencialmente na área do contencioso penal e contraordenacional, sobretudo no domínio económico‑financeiro, colaborando ainda nas áreas de direito da concorrência, direito societário, direito laboral e direito fiscal, relativamente a aspetos sancionatórios.
    O Tiago presta assessoria a clientes empresariais e individuais em matérias relacionadas com questões e processos de fit and proper e controlo de idoneidade individual e coletiva, nas perspetivas interna e externa de avaliação e reavaliação, e também com questões de compliance, com especial incidência nos deveres de prevenção de branqueamento, e enforcement regulatório, designadamente nos setores bancário, dos mercados financeiros, da auditoria, da energia, das telecomunicações e da comunicação social.

Especialista em matérias de urbanismo e ambiente, o novo sócio contratado é Rui Ribeiro Lima:

  • Rui Ribeiro Lima tem desenvolvido a sua atividade profissional nas mais diversas áreas do direito administrativo, com especial incidência em matéria de urbanismo, ambiente, expropriações e contratação pública, tanto na vertente procedimental como em sede de contencioso administrativo, patrocinando vários processos junto dos tribunais administrativos.
    Presta aconselhamento jurídico a clientes no licenciamento de atividades e de operações urbanísticas, bem como em matéria de planeamento urbanístico. Tem assessorado clientes em sede de procedimento de avaliação de impacte ambiental e em matéria de contraordenações ambientais. 

Felicitamos e saudamos os nossos novos sócios!