M L

07.11.2025

Morais Leitão marca presença na XIII Semana da Reabilitação Urbana do Porto

A Morais Leitão marca presença na XIII Semana da Reabilitação Urbana do Porto, com a participação de João Pereira Reis, Rui Ribeiro Lima, Joana Duro e João Pedro Vassal. O evento decorre em Matosinhos nos dias 12, 13 e 14 de novembro e constitui um dos principais fóruns nacionais dedicados ao debate sobre habitação, construção e sustentabilidade, reunindo vozes influentes dos setores público e privado.

Licenciamento urbano e desafios legislativos em destaque

No dia 13 de novembro, João Pereira Reis (Sócio) e Joana Duro (Associada Coordenadora) participam na sessão “O novo Simplex Urbanístico – Como evoluímos e quais os desafios?”, que analisa criticamente a evolução do regime de licenciamento urbanístico e as alterações legislativas introduzidas.

Na apresentação “A revisão do Simplex Urbanístico – O novo pacote legislativo”, ambos apresentam uma leitura jurídica sobre os impactos do novo quadro legal na atuação dos vários agentes do setor.

A sessão prossegue com uma mesa-redonda de debate, moderada por Cláudia Beirão Lopes (Reify), que reúne:

  • João Pereira Reis, Sócio, Morais Leitão
  • Fernando Santo, Presidente do Conselho Estratégico da Construção, Imobiliário e Habitação da CIP
  • Rui d’Ávila, Administrador, GFH
  • Manuel Maria Gonçalves, CEO, APPII
  • Pedro Baganha, Arquiteto e ex-Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto

O painel discute as fragilidades do modelo anterior e os desafios que persistem na implementação do novo Simplex Urbanístico, nomeadamente a articulação com as autarquias, os prazos de decisão e a coerência dos procedimentos.

Simplificação dos licenciamentos: as novidades em debate

No mesmo dia, a Morais Leitão participa na sessão “A nova simplificação dos licenciamentos: as novidades que se avizinham”, dedicada ao pacote legislativo aprovado pelo Governo a 25 de setembro, com impacto direto no Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE).

Rui Ribeiro Lima (Sócio) é responsável pelo enquadramento jurídico inicial, no qual expõe as principais alterações legais previstas, com foco na agilização dos procedimentos e na redução dos prazos de licenciamento.

A mesa-redonda, moderada por João Pedro Vassal (Associado), conta com a participação de:

  • Rui Ribeiro Lima, Sócio, Morais Leitão
  • Mariana Arrochella Lobo, Partner & CEO, ARC Homes
  • Pedro Baganha, Arquiteto e ex-Vereador do Urbanismo da CM Porto

Conheça a agenda completa aqui.