A Morais Leitão é stage partner do Portugal Digital Summit 2025, que decorre nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa. O evento, organizado pela GoingNext e a ACEPI - Digital Economy Association, é um dos maiores encontros nacionais dedicados à transformação digital, reunindo líderes de várias áreas para refletir sobre os impactos da tecnologia na sociedade e na economia.
Painel sobre Violência Digital – 22 de outubro
No primeiro dia, Adriana Brás, associada principal da Morais Leitão, participa no painel “Violência Digital — Quando o Espaço Virtual se Torna Real”, que conta ainda com David Dinis (diretor-adjunto do Expresso), Carolina Soares (gestora da Linha Internet Segura e da Unidade de Cibercrime da APAV), Alves da Cunha (coordenador de Investigação Criminal da Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária) e Inês Marinho (presidente e fundadora da Associação #NãoPartilhes).
O debate centra-se na discussão sobre fenómenos como a exposição não consentida de imagens íntimas, stalking digital, burlas online e o discurso de ódio como ferramenta de radicalização e manipulação dos mais vulneráveis.
A intervenção de Adriana Brás incide sobre o enquadramento jurídico, sublinhando a importância da lei na proteção das vítimas e no combate a este tipo de crimes digitais.
Painel sobre Compliance Digital 360º – 22 de outubro
Também no dia 22, Mara Rupia Lopes, associada principal da Morais Leitão, participa no painel “Compliance Digital 360º”, ao lado de Fátima Caçador (Casa dos Bits) e Hugo Leite (Fidelidade). O debate junta especialistas das áreas jurídica, tecnológica, financeira e operacional para discutir temas como a regulação da inteligência artificial, responsabilidade algorítmica, privacidade e maturidade organizacional, cibersegurança (NIS2, DORA), e-invoicing e digitalização fiscal e a integração de compliance, legal, IT e finanças.
Future of Energy & Sustainability Stage Powered by Morais Leitão – 23 de outubro
No segundo dia do Portugal Digital Summit, a Morais Leitão dinamiza o palco Future of Energy & Sustainability.
Painel “ESG Reporting: Between Regulation and Reality”
- A discussão é moderada por Diana Ettner, counsel da Morais Leitão, e conta com a participação de Bruno Stroebel (Worten), Maria Borges Reis (Fidelidade), Nuno Jóia (EDP e EDP Renewables), Paula Guimarães (Navigator) e Rebeca Silva Santos (Decathlon). O painel vai debater a credibilidade das métricas ESG e o seu verdadeiro impacto no mercado e na reputação empresarial.
Fireside Chat “AI & Energy Efficiency: Data as the New Kilowatt”
- O tema da inteligência artificial como motor de eficiência energética é explorado por Rui de Oliveira Neves, sócio da Morais Leitão, em diálogo com José Costa Pereira (Veolia). A conversa abordará como os dados e a IA estão a ser utilizados para prever, otimizar e automatizar o consumo energético em edifícios, cidades e indústrias.
Stage Wrap-Up
- O encerramento do palco fica a cargo de Diana Ettner, que vai fazer a síntese das principais ideias e aprendizagens do dia.
Conheça a agenda e inscreva-se aqui.