O Público destacou recentemente a participação de Rui de Oliveira Neves, sócio da Morais Leitão, como activator da 6.ª edição do programa Sustainable Living Innovators (SLI), promovido pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento. Esta iniciativa propõe soluções com base nos desafios da vida na Lua, mas com impacto concreto na Terra, procurando respostas para os grandes desafios do planeta.
No artigo publicado a 29 de julho, Rui de Oliveira Neves sublinhou a qualidade dos projetos apresentados, referindo que todos revelaram uma preocupação comum: garantir que as soluções desenvolvidas para o espaço possam também servir a humanidade.
“A questão do espaço faz parte daquilo que é a nova economia, em crescimento, por isso é um sector que, ainda que para já de nicho, pode projetar Portugal a nível mundial”, afirma ainda Rui de Oliveira Neves.
O SLI é um programa imersivo de inovação que reúne estudantes do ensino secundário e universitário para desenvolverem tecnologias com base em cenários da vida na Lua, aplicáveis à realidade terrestre. A edição de 2025 decorre entre 11 de julho e 8 de agosto, sob o mote “Living on the Moon, Heart on the Planet”, e centra-se em áreas como construção, mobilidade, energia e saúde.
A Morais Leitão apoia institucionalmente esta edição do programa e participa através do envolvimento de Rui de Oliveira Neves como activator. Neste papel, o advogado contribui com uma visão estratégica, ética e jurídica, apoiando os participantes na conceção de projetos que aliem ambição tecnológica, responsabilidade social e viabilidade prática.
Esta colaboração enquadra-se na estratégia da Morais Leitão de apoiar iniciativas transformadoras, reforçando o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a reflexão jurídica sobre os desafios da nova economia espacial.
Leia o artigo completo aqui.