M L

27.01.2026 Morais Leitão • David Silva Ramalho, Nuno Igreja Matos, Adriana Brás, Ana S. Pereira Coutinho, Inês Costa Bastos

Revista | 3D: Digital Defense Dispatch

No início de 2024, a Morais Leitão deu início ao projeto de Defesa Digital, reunindo uma equipa dedicada ao cibercrime, prova digital e cibersegurança. A equipa, que já colaborava com parceiros tecnológicos, foi assim formalizada e divulgada com o objetivo de reforçar a sua especialização na área. Pouco tempo depois, a Defesa Digital expandiu-se para incluir o rastreamento de criptoativos, uma atividade que já realizava desde 2018, mas que, devido ao aumento da complexidade e das solicitações, passou a ser feita com ferramentas mais avançadas e com certificação específica. A publicação digital 3D: Digital Defense Dispatch, surgiu com a intenção de partilhar com um público mais amplo as discussões internas sobre estes temas.

Neste primeiro número, destacamos um artigo de Jan Kerkhofs, Procurador e Diretor da Cyber Unit da Procuradoria Federal da Bélgica, sobre o caso Sky ECC, um marco nas investigações criminais relacionadas com cibercrime. A publicação inclui ainda uma reflexão de Nuno Igreja Matos sobre o direito penal e as manifestações de apoio digital, um artigo jurídico de Inês Costa Bastos sobre ordens judiciais “tokenizadas”, e uma entrevista com Alexandre Senra, Procurador da República do Brasil, sobre rastreamento de criptoativos. Além disso, há espaço para atualizações legislativas, jurisprudência e eventos relevantes na área. A edição também conta com uma história curta gerada por inteligência artificial, um reconhecimento ao seu papel no desenvolvimento deste projeto.