M L

Ricardo Seabra Moura

Consultor

Ricardo Seabra Moura colabora com a Sociedade desde outubro de 2021. Integra a equipa de fiscal

A sua atividade centra-se no sector financeiro e seguros, energia e imobiliário, em particular na assessoria fiscal de grupos económicos, na estruturação de investimentos, nos financiamentos clássicos e sofisticados (corporate, aviation, project e real estate finance), nas reestruturações de dívida, e em diversas transações financeiras (nomeadamente, factoring, leasing, emissões de dívida, titularizações de crédito) nacionais e internacionais.

Tem vasta experiência na assessoria fiscal a bancos e instituições financeiras, companhias de seguros, sociedade gestoras, organismos de investimento coletivo, fundos de capital de risco e fundos de pensões, sociedade de titularização de créditos bem como a clientes privados. Participa ainda ativamente em matérias de contencioso fiscal no tocante ao Imposto do Selo, IRS e IRC.

É docente convidado em várias Pós-graduações, cursos e seminários nas Faculdades de Direito de Universidades em Lisboa e em Coimbra, sendo responsável pelos módulos fiscais. 
  
É autor e coautor de vários artigos publicados em cadernos e revistas da especialidade nacionais e estrangeiras.

Previamente, entre 2000 e 2004 trabalhou no Banco Finantia e entre 2004 e 2021 na Vieira de Almeida e Associados, em ambos os casos na área do direito fiscal.
 

"Ricardo Seabra Moura is recommended."

Legal 500
Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2000). Pós-Graduação em Fiscalidade (Instituto Superior de Gestão de Lisboa, 2002). Curso Internacional referente a Aspetos Práticos do Planeamento Fiscal Internacional (IBFD Amesterdão, 2009).

Línguas

Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrito desde 2002).

Ricardo Seabra Moura

Áreas & Setores