M L

Joaquim Vieira Peres

Sócio

Joaquim Vieira Peres é sócio da Morais Leitão desde 2006. Coordena o departamento de europeu e concorrência.
É um dos mais ativos advogados portugueses na área do direito da concorrência, tanto a nível nacional quanto a da União Europeia. A sua experiência inclui aconselhamento e representação de empresas em processos de controlo das concentrações, assim como na área das práticas restritivas da concorrência e dos auxílios de Estado.

Desenvolve também a sua atividade ao nível do contencioso europeu, mediante representação de clientes em processos junto dos tribunais da União Europeia, destacando-se ainda a sua participação em processos nas áreas do comércio e distribuição, comunicações e tecnologias de informação, imobiliário e construção, seguros e fundos de pensões e transportes.

No meio académico, foi Assistente da Católica Faculdade de Direito – Escola do Porto –entre 1986 e 2003, lecionando disciplinas no âmbito de direito comunitário, direito internacional privado, direito institucional comunitário, contencioso comunitário e direito económico comunitário. Recentemente, retomou a docência universitária lecionando direito da concorrência português.

Em 1989, fundou a Osório de Castro, Verde Pinho, Vieira Peres, Lobo Xavier e Associados – Sociedade de Advogados –, tendo sido sócio da mesma até à sua fusão com a Morais Leitão, Galvão Teles Soares da Silva & Associados, em 2006.

Formação Académica

Licenciatura em Direito (Católica Faculdade de Direito - Escola do Porto, 1985). Frequência com aproveitamento da parte escolar de mestrado em Direito das Comunidades Europeias (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 1988).

Línguas

Português, Inglês e Francês.

Associações

Ordem dos Advogados (inscrito desde 1988). International Bar Association (Comité de Concorrência).

Contacto

Quer entrar em contacto com algum dos nossos advogados?

Clique Aqui
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.