M L

13.12.2022 Jornal Público

Artigo de opinião de Rui Patrício | “Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço”

Rui Patrício assina o artigo de opinião intitulado “Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço”, publicado na edição de 13 de dezembro de 2022 do Jornal Público.

O advogado analisa dois temas algo polémicos: o estudo da FFMS e a decisão da PGR em abrir uma averiguação sobre uma denúncia que um cidadão-arguido fez acerca da alegada conduta de um cidadão-procurador numa diligência processual.

Este afirma: «Primeiro tema: o estudo da FFMS que concluiu que as perceções sobre o que é corrupção por parte dos políticos e dos outros cidadãos não coincide, porque os primeiros acham que ela só existe quando se viola a lei e os segundos acham que também existe quando, mesmo não havendo violação da lei, há alguma forma de comprometimento de uma ideia de integridade ou moralidade. O estudo provocou opiniões várias, quase sempre centradas na análise da discrepância. (…) Segundo tema: a PGR decidiu abrir uma averiguação sobre uma denúncia que um cidadão-arguido fez acerca da alegada conduta de um cidadão-procurador numa diligência processual. E logo a seguir o sindicato do MP apareceu a rasgar as vestes, em altos brados, aqui-d’el-rei que a abertura dessa averiguação era uma escandalosa censura (e até uma forma de intimidação). Ora, isto, se não tivesse uma pontinha de desgraça, seria imensamente cómico. (...)»

Aceda ao anexo para ler o artigo.

[As opiniões expressas neste artigo apenas vinculam o autor.]