A Morais Leitão esteve presente no evento de lançamento do Portugal Fintech Report 2026, apresentado a 5 de novembro pela Portugal Fintech. A 10.ª edição do relatório assinala uma década de evolução do ecossistema fintech nacional e conta, uma vez mais, com o apoio e contributo da Morais Leitão.
A representar a Sociedade estiveram Priscila Macedo Pinto, Vera Esteves Cardoso, Inês Meneses Lampreia, Manuel Verdelho, Mafalda Santos Cordeiro, João Diogo Barbosa e Carmo Moreira da Silva.
No âmbito do evento, Priscila Macedo Pinto, cocoordenadora da Team Genesis, moderou o painel “Follow the Money: Ten Years of Fintech Investing and Where It Goes Next”, dedicado à evolução do investimento em fintech, insurtech e tecnologia ao longo dos últimos dez anos, às principais transformações verificadas neste período e às tendências que deverão orientar as próximas decisões dos investidores.
A participação da Morais Leitão estende-se também ao conteúdo do Portugal Fintech Report 2026, através do capítulo “MiCA Takes Shape: Licensing, Convergence and What Comes Next”, da autoria de Vera Esteves Cardoso, Carolina Nagy Correia, João Diogo Barbosa, Maria João Lucas e Mafalda Santos Cordeiro.
Neste capítulo, a equipa analisa os primeiros resultados da aplicação do Regulamento dos Mercados de Criptoativos (MiCA) em Portugal, enquadrando-os à luz das diferentes experiências europeias. A análise compara ainda a experiência portuguesa com a de outros Estados-Membros e destaca a importância de conjugar o rigor da supervisão com previsibilidade regulatória e eficiência dos processos.
O relatório refere que Portugal conta com um prestador de serviços de criptoativos autorizado ao abrigo do MiCA, face a dez prestadores registados no anterior regime em 2025, e com 180 prestadores autorizados noutros Estados-Membros com passaporte para prestar serviços em Portugal, salientando que estes números devem ser lidos no contexto da implementação mais tardia do quadro nacional e não constituem, por si só, uma medida da competitividade do país.
O documento aborda ainda a tokenização de ativos reais, de imóveis a obras de arte, identificada como uma próxima fronteira para o setor, embora subsistam obstáculos legais antes de este mercado poder ganhar escala.
Descarregue o report gratuitamente aqui.