M L

Oliver Araújo

Consultor Internacional

Oliver Araújo colabora com a Morais Leitão desde 2020, sendo consultor internacional da Sociedade para os assuntos relativos a Cabo Verde.

É advogado e consultor jurídico desde 2011, tendo atuado em áreas como direito civil, comercial, laboral, direito público, aquisições públicas, contratos públicos (especialmente contratos de concessão, parcerias público privadas e privatizações), investimento, arbitragens, revisões legislativas diversas, cadastro predial no âmbito do programa Millennium Challenge Account, entre outras.

Atualmente, é membro do Conselho Superior da Ordem dos Advogados de Cabo Verde.

Oliver Araújo exerceu funções de assessoria jurídica no Ministério das Finanças e Planeamento, afeto à Direção Geral do Património e Contratação Pública, onde também exerceu a função de Diretor de Serviço p.s na Direção de Defesa Patrimonial. Exerceu função de Presidente de Mesa da Assembleia Geral dos Correios de Cabo Verde, entre 2014 e 2015 e a partir de 2015 de consultor Jurídico do Conselho de Administração do Núcleo Operacional para Sociedade de Informação (NOSI).

Foi Docente do Ensino Universitário entre 2010 e 2012, lecionando as disciplinas de direitos reais, direito das obrigações e direito das sucessões.
 
Formação Académica

Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2006). Mestrado em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2009). Formação avançada em Negociação Internacional (organizada conjuntamente pelo Instituto Português de Relações Internacionais, pelo Ministério das Finanças e Planeamento de Cabo Verde e pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, Praia, 2015). Formação em Liderança na Gestão do Desenvolvimento (ministrado pelo Instituto Pedro Pires para a Liderança, primeira fase em Cabo Verde, segunda fase nos Estados Unidos, Bridgewater State University, 2016). Formação em Especialização em gestão de recursos humanos e legislação laboral e fiscal (High Skills 2017). Formação de formadores (Guia de Serviços, Praia, 2018). Liderança de equipas com inteligência emocional (Guia de Serviços, Praia, 2018).

Línguas

Português, Inglês e Francês.

Associações

Ordem dos Advogados de Cabo Verde (inscrito desde 2009).

Oliver Araújo